Quem somos

Fundado em 2007 por cariocas apaixonados pelo Rio de Janeiro e empenhados em promover mudanças no município, o Rio Como Vamos tem como objetivo contribuir para o aumento na qualidade de vida da cidade. É um movimento de cidadania, que acredita na combinação de uma boa governança com uma sociedade comprometida para trazer melhorias sociais, econômicas e estruturais que a Cidade Maravilhosa merece.

Prega, em suma, uma vida sustentável. E por sustentável, entende-se um lugar em que cidadãos e governantes rediscutam sua rotina, seus hábitos e anseios. Uma cidade não só de diretos, mas de deveres.

Inspirado no movimento Bogotá Como Vamos, iniciativa que ajudou a transformar a capital colombiana, o Rio Como Vamos defende um modelo de gestão pública transparente, baseado em metas mensuráveis, e na apresentação regular e periódica de resultados através de indicadores de desempenho. O movimento contribui com essa proposta promovendo e divulgando anualmente o Sistema de Indicadores da Cidade. Trata-se de um levantamento que abrange estatísticas em diversos segmentos, especialmente em saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. Um total de 80 indicadores permite visualizar o mapa da desigualdade na cidade e acompanhar o desempenho do município ano após ano. É feita ainda a elaboração de um sistema de indicadores complementar e trimestral, que privilegia dados que demandam atualização frequente, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, conservação, emprego/renda e transporte/trânsito.

Fora os levantamentos anuais e trimestrais, o Rio Como Vamos realiza pesquisa de percepção a cada dois anos. Nela, o cidadão carioca avalia a cidade e seus serviços públicos, revelando suas expectativas para um Rio de Janeiro melhor. Também é feito o cruzamento de dados de pesquisas do IBGE e do INEP, entre outros órgãos, que permitem a avaliação comparativa dos resultados obtidos pelo movimento.

Outra forma utilizada pelo Rio Como Vamos para monitoramento das políticas públicas, é o Acordo de Resultados da Prefeitura. O sistema da gestão municipal permite o acompanhamento de metas traçadas pelo Plano Estratégico para o município. O movimento participa ainda de grupos de discussão vinculados a projetos municipais e estaduais, como o Pacto do Rio.

O maior desejo do Rio Como Vamos é que os cariocas ganhem uma cidade tão justa, segura e sustentável, que um dia o movimento não se faça mais necessário. Vamos juntos?

Cidade sustentável

O conceito de cidade sustentável é amplo e diz respeito a uma cidade acolhedora, criativa e resiliente, que reconhece e enfrenta seus problemas. Uma cidade que repensa seu tempo, contribuindo para a mobilidade urbana; que se apropria de seus espaços públicos para reverberar o lazer, a cultura e a sociabilidade; que propaga uma cultura integradora, mesclando o popular e o erudito; que cultiva o encontro, o diálogo e a solidariedade; que valoriza a diversidade e respeita a liberdade de escolha de cada um; que incentiva às pessoas a cuidarem umas das outras, protegendo os mais vulneráveis; que combate a exclusão, a violência e a desordem, valorizando a participação e a responsabilidade.

Comunicação é a chave

O Rio Como Vamos não se limita a formular levantamentos sobre a cidade. Há comprometimento também com a divulgação desses resultados na mídia, incluindo os canais digitais e a imprensa. É uma maneira de acompanhar o trabalho do poder público, difundindo entre os cariocas as metas, expectativas e compromisso de nossos governantes que impactam os indicadores trimestrais e anuais, bem como a percepção popular.

E para realizar todo esse trabalho contamos com nossos patrocinadores e apoiadores.

Patrocinadores:
Instituições Parceiras:

O Relatório de Atividades apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas no decorrer do ano. O objetivo é nortear os processos e resultados aqui relatados: coleta, sistemização e disseminação de informações sobre a cidade do Rio de Janeiro; acompanhamento das intervenções públicas e estímulo a uma cultura cidadã.

2014
2013
2012
2011
2010

Em 2012, ao completar cinco anos de atividades, o Rio Como Vamos (RCV) decidiu realizar uma análise de sua experiência e formular uma estratégia para o quinquênio seguinte, trabalho que resultou neste projeto. O Plano foi elaborado por Diretores, Conselheiros e amigos do RCV e, posteriormente, ajustado e complementado a partir das recomendações do Conselho do RCV.

Plano Estratégico / 2013-2018

Coordenação Executiva

Thereza Lobo

Pesquisador em Desenvolvimento Sustentável Internacional

Carlos B. T. Carpi

Assessoria de Comunicação

Monte Castelo Ideias

Assessoria Adminstrativa

Julia Proença

Conselho Fiscal

Boris Lerner
João César de O. Lima Jr.
José Antônio Fichtner

Conselho Deliberativo

David Zylbersztajn – presidente
Celina Carpi
Daltro Borges
Manuel Thedim
Marcelo Madureira
Rosiska Darcy de Oliveira
Sérgio Magalhães
Teresa Serra